Itapema

"O melhor lugar para estar no verão!"

Itapema é um município localizado no Litoral Norte do Estado de Santa Catarina, e fica bem no centro da região mais bela do estado. É um dos balneários mais bonitos e com melhor infraestrutura do sul do Brasil. Proporciona uma natureza maravilhosa tendo os confortos disponíveis nos grandes centros. Colonizada por portugueses no início do século XIX, a cidade tem desde os seus primórdios uma forte ligação com a cultura açoriana, preservada até os dias de hoje com os seus pescadores, os artistas e grupos folclóricos.

O município também conta com roteiros de ecoturismo e turismo de aventura, e o cicloturismo é espetáculo a parte. Trilhas e rotas de aventuras em meio a vegetação nativa e riachos, cujo percurso oferece visuais magníficos. A fauna e a flora nativas mostram toda a beleza da Mata Atlântica. Em alguns locais também é possível realizar a observação de espécies raríssimas de pássaros!

Com 7 quilômetros de orla marítima, Itapema oferece a todos os visitantes um dos melhores banhos de mar, com água a uma temperatura agradável. A cidade dispõe de vida noturna agitada, excelência em gastronomia e comércio diversificado.

As belezas naturais de Itapema e a localização geográfica contribuem para que o município revele sua vocação para o turismo. A cidade fica bem no meio da parte mais bonita do litoral catarinense, estando perto de tudo. Muitos amigos usam a pousada como base para conhecer toda a região.

Distâncias de Itapema

LocalizaçãoDistância
SC - Florianópolis50 KM
RS - Porto Alegre520 KM
PR - Curitiba220 KM
SC - Chapecó500 KM
SC - Lages200 KM
SP - São Paulo625 KM
UY - Montevidéu1300 KM
SC - Aeroporto de Florianópolis72 KM
SC - Aeroporto de Navegantes45 KM
SC - Balneário Camboriú15 KM
SC - Bombinhas25 KM
SC - Beto Carrero45 KM

Praias de Itapema

Com 7 quilômetros de orla marítima, Itapema oferece a todos os moradores e visitantes um dos melhores banhos de mar do litoral Centro-Norte. Itapema possui belas praias cercadas por morros com uma exuberante vegetação subtropical da Mata Atlântica. Destaque para Praia do Centro, Meia Praia, Canto da Praia e Praia do Ilhota, que possuem características específicas desde a calmaria e tranquilidade de águas cristalina, com ondas agitadas e boas para a pratica de esportes radicais.

Gastronomia

Na gastronomia Itapema reúne alguns dos mais conceituados restaurantes de frutos do mar do sul do Brasil, mas de forma geral, o turista pode fazer boas refeições a preços módicos. A cidade conta com alguns dos melhores restaurantes gourmet de SC e dezenas de churrascarias, pizzarias, lanchonetes, buffets a kg e fast-foods que com certeza atendem a todos os gostos. Temos book indicativo da maior parte deles que fica a sua disposição na recepção.

Pontos Turísticos

Praça da Paz: Inaugurada em 21 de abril de 1999, a Praça da Paz tem uma grande concha acústica. Nela, os turistas e a comunidade podem conferir diversas manifestações artísticas e culturais.

Ponte dos Suspiros: Uma linda ponte de arquitetura moderna toda feita em pedras. Um bom lugar para fazer fotos e namorar.

Pedra que Bole: Localizada a 3 quilômetros do centro da cidade, uma pedra que se move com o bater da água do mar, abrigando a lenda de um estrangeiro que se apaixonou pela menina mais bonita do povoado, e que, após ferido e atirado ao mar pelo pai da moça, ela atirou-se ao mar para junto do namorado. Posteriormente os corpos foram retirados abraçados do mar.

Morro da Guarita: É o ponto culminante de Itapema, com 200 metros de altitude, a 10 km do centro. Foi ponto de observação do Exército Brasileiro durante a 2º Guerra Mundial. Considerado como um dos melhores em termos de visibilidade e clima, pelos voadores de asa delta e parapente, porém o acesso é difícil e não possui infra-estrutura. Indicado para quem gosta de passeios ecológicos, com várias trilhas para caminhadas ecoturísticas. O passeio proporciona uma vista inigualável, não só de Itapema como de outras cidades adjacentes. Durante a subida, á possível avistar espécies de plantas e animais, característicos da região catarinense.

Costão: Considerado um dos pontos mais bonitos de Itapema, no costão é possível caminhar sobre as rochas e admirar a vista incomparável de toda a cidade. As pedras de formas arredondadas, contrastam com a vegetação nativa e servem de apoio aos pescadores amadores, presentes noite e dia, dada a facilidade de capturar peixes no local. Lá fica também a conhecida Ilha do Pirata.

Cachoeiras: A indescritível beleza natural das cachoeiras em meio ao verde das montanhas que circundam a cidade faz dela mais uma opção de turismo ecológico. A cachoeira do Sertão, localizada no Morro Feijó, Cachoeira do São Paulinho por localizar-se no Morro São Paulo, no Bairro Várzea, no Bairro Alto Areal, localizado na Serra dos Macacos nasce o Rio Itapema onde se encontram as mais belas cachoeiras da cidade. Entre outras, a mais conhecida é a Cachoeira Manarick.

Mirante do Encanto: As praias de Itapema e Porto Belo podem ser admiradas do mirante de 156 m, localizado no alto do Morro do Cabeço. Um elevador e uma escada de 160 degraus levam ao topo. Local perfeito para fotos e filmagens lindas.

Turismo Rural: Itapema também oferece alternativas de diversão para quem gosta do contato com a natureza agreste. A fauna e a flora nativas mostram toda a exuberância da Mata Atlântica. Em alguns locais da área rural podemos encontrar pesque- pagues que oferecem áreas de lazer e pescaria, uma deliciosa comida, doces caseiros, trilhas e riachos.